O Índio brasileiro e as hidroelétricas da Amazônia: Análise dos discursos das ONGs ambientalistas internacionais (Portuguese Edition) por Alexandre Dourado Santos

Titulo del libro: O Índio brasileiro e as hidroelétricas da Amazônia: Análise dos discursos das ONGs ambientalistas internacionais (Portuguese Edition)

Autor: Alexandre Dourado Santos

Número de páginas: 263 páginas

Fecha de lanzamiento: October 16, 2016

O Índio brasileiro e as hidroelétricas da Amazônia: Análise dos discursos das ONGs ambientalistas internacionais (Portuguese Edition) por Alexandre Dourado Santos

O Índio brasileiro e as hidroelétricas da Amazônia: Análise dos discursos das ONGs ambientalistas internacionais (Portuguese Edition) de Alexandre Dourado Santos está disponible para descargar en formato PDF y EPUB. Aquí puedes acceder a millones de libros. Todos los libros disponibles para leer en línea y descargar sin necesidad de pagar más.

Alexandre Dourado Santos con O Índio brasileiro e as hidroelétricas da Amazônia: Análise dos discursos das ONGs ambientalistas internacionais (Portuguese Edition)

O objetivo principal deste estudo é analisar os discursos das ONG’s e observar como a figura do índio está significada nestes discursos. A análise dos discursos das ONG’s ambientalistas internacionais constitui-se em um processo que nos permite compreender um percurso de resinificação simbólica e que determina a prática política. Para isso, foram analisados os textos publicados pelas ONG’s ambientalistas internacionais como espaços discursivos a partir da Análise de Discurso de linha francesa, nosso referencial teórico-metodológico.
Os principais referenciais que fundamentaram a presente pesquisa foram os estudos sobre a Análise de Discurso Francesa, na perspectiva de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. A partir de textos publicados pelas ONG’s Survival International (Inglaterra) e International Rivers (EUA), foram analisados os efeitos simbólicos constituídos pelos discursos das ONG’s ambientalistas.
Nosso método de análise baseia-se na Análise de Discurso Francesa de Pêcheux e Eni Orlandi que para a análise parte da noção de recorte entendida como uma unidade discursiva, fragmento correlacionado de linguagem e situação. As sequências discursivas foram selecionadas com base nos objetivos da pesquisa e que constituem os recortes discursivos que serão analisados.
Com base na análise efetivada é possível afirmar que o que vemos nestes textos é o discurso desconstruindo a imagem do governo brasileiro perante a opinião pública estrangeira. Na discussão do que é o político, foi analisado e apontado como o discurso interpreta a figura do índio que contraponha o projeto de governo.
Nas considerações finais observamos que os interesses ambientalistas são interpretados como sendo "defesa do meio ambiente", porém são os recursos naturais da Amazônia que estão sob os reais interesses. Dessa forma, nota-se que ambientalistas e governo brasileiro tem relações de conflito por conta das construções de usinas no rio Madeira na Amazônia brasileira.

Los más vendidos Libros